terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lista de leitura #1

Olá pessoas!

Resolvi abrir aqui uma coluna semanal onde citarei livros que adicionei recentemente a minha lista de leitura! Vamos dizer que são algumas "dicas". Não chamo de "dicas de leitura" porque dá a impressão de que tenho certeza de que é bom e isso não posso dizer até ter lido e resenhado! ^^

Espero que gostem!




Título: Estrela Píer - O tempo, a chuva, o outro
Autora: Kamila Delenscki
Editora: Novo Século

Sinopse: 
Lucia tem uma vida monótona e previsível até vencer o concurso mais cobiçado do momento. 

Não apenas ganha uma viagem para Londres, como também um jantar com o ator inglês Richard Clevehouse.
O que era sorte, entretanto, muda de cor. Richard, o belo ator de olhar sombrio, guarda um segredo: a vida de Lucia corre perigo. E ele fará de tudo para protegê-la, mesmo que, em troca, tenha de sofrer muito mais do que espera.
Das certezas, apenas uma: 
Não há para onde fugir!





Título: Um dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Resenha #5: O Herói Perdido - Rick Riordan

Olá pessoas!

Trago hoje a resenha do livro O Herói Perdido da série Heróis do Olimpo de Rick Riordan! Esses dias teve uma promoção louca na submarino e consegui adquirir esse e o O Filho de Netuno por apenas R$29,90. Quase desmaiei de felicidade porque estava louca para ler a nova série de Rick Riordan (ainda mais por estar ligada a Percy Jackson).


Título: O Herói Perdido
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca

O Herói Perdido é um livro que, assim como Percy Jackson, começa com um mistério o qual nos chama a atenção desde o início, além de trazer um estranho ar cômico. Vou ser sincera dizendo que não lembro muito bem do começo dos livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos, mas lembro que pelo menos alguns começavam com Percy não imaginando que seria atacado por um monstro ou que tal pessoa aleatória fosse um deles.
O Herói Perdido é igualzinho.
O livro começa com Jason acordando de repente em um ônibus sem se lembrar quem é ou o que está fazendo ali. Ele está em uma viagem escolar junto com seus dois amigos Piper e Leo, os quais também não faz a menor ideia de quem sejam. Piper e Leo, no entanto, conversam com Jason normalmente, como se nada de muito extraordinário tivesse acontecido. Faz parecer que a cabeça de Jason simplesmente apagou por motivo nenhum. Isso se ele já não tivesse a estranha sensação de que havia algo importante de que ele deveria se lembrar, mas não conseguia.
A viagem ao Grand Canyon continua até que a primeira luta finalmente acontece (lógico que tinha que ter uma né?! São semideuses!). E Jason se dá super bem, como se já estivesse completamente acostumado ao combate. E este fato que nos atiça ainda mais a curiosidade! A única informação que conseguimos ter dessa luta é que ele é um semideus e de quem ele é filho, além de ser extremamente poderoso.
Ao decorrer da história Jason, Piper e Leo vão parar no Acampamento Meio-Sangue e de lá, toda a história continua com uma Profecia, uma missão e um objetivo principal. Não vou contar esses detalhes porque se não a história perde a graça, mas essa nova série envolve também os deuses romanos. Durante todo o livro você quer saber porque Jason chama os deuses de Júpiter, Vênus, Juno, etc, sendo que Júpiter é Zeus, Vênus é Afrodite e Juno é Hera.
O livro é sempre narrado em 3ª Pessoa, mas com o foco mudando entre os três personagens principais. São dois capítulos sobre a perspectiva de Jason, então dois com Leo e dois com Piper. Algo legal é que se você não gosta de um deles, pelo menos fica feliz quando a história é deslocada para o outro! Haha. Eu gostei dos três, mas vai saber...!
O livro é recheado de muito mistério, o que nos leva a querer continuar lendo insanamente mesmo que seja madrugada e tenhamos uma aula de Funções de Variáveis Complexas no dia seguinte (ainda bem que existe café....). Eu li em uma semana, o que, nesses últimos tempos, é um período record, já que ando com a cabeça muito cheia.
De verdade e de coração, recomendo muito que leiam! Só recomendo para aqueles que não leram a saga Percy Jackson e os Olimpianos, que a leiam. Heróis do Olimpo é uma série continuação de outra série (eu jamais havia visto isso antes. Talvez exista, mas não vi) e, sem Percy Jackson, você não se atenta a muitos detalhes que são citados durante a história.
O único comentário negativo que tenho para fazer é que, mesmo que dê para ver que ele já pensou em algo enquanto escrevia Percy Jackson, chega a parecer que ele forçou um pouco a história para poder continuar escrevendo. Amei o livro e quero continuar com a série, mas dá um clima meio estranho porque tudo é muito novo sendo que estava meio interligado. Dá um ar estranho às vezes.

Ainda assim...

Classificação:   * * * * *

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Músicas tema #1: Alissa

Tecnicamente estou começando aqui uma nova seção para postar as "músicas tema" dos personagens. Não vai ser uma seção regular, já que raramente encontro algo e o primeiro livro nem tem tantos personagens assim, no entanto vou tentar fazer sempre que possível. 
   Quando fico andando por aí, ouvindo música (melhor coisa do mundo, NUNCA estou sem fone de ouvido), várias vezes começo a pensar: "Nossa! Essa música me lembra tal personagem!". Então eu olho a letra e confiro se o significado bate. Muitas vezes não bate, outras, bate até demais. A melhor história que já criei na minha vida, que aliás está bem longe de ser escrita porque trato-a com tamanha perfeição que nem tenho coragem de por no papel, surgiu enquanto eu ouvia uma música em específico. Era japonesa, não lembro qual era o significado, sei que infelizmente não batia, mas... Mesmo assim é praticamente o tema da história até hoje e me faz criar os detalhes e tudo com bastante calma, cautela, cuidado, amor, carinho e dedicação. *-* De qualquer maneira, eu aconselho a qualquer escritor com falta de criatividade escutar músicas e ficar divagando. Sempre me ajuda. (Apesar de que acredito que a maioria já faça isso XD)


Tristesse (Etude in E major)
Chopin




Essa música que escolhi como tema da Alissa é especial. Não digo isto apenas pela beleza da melodia, mas pelo que ela representa para mim. Sempre que a escuto, mesmo meus sentimentos mais tenebrosos se transformam em calma, uma sensação sem igual que quase sempre me faz chorar. Quando estou triste, ela também é aquela que, quando pego minha flauta e sopro, consigo tirar tudo o que está gritando em meu coração. As notas altas parecem quase um grito mudo quando sopradas com força, em seguida, no entanto, descendo tanto nas notas, quanto na força de soprar, transformando-se em apenas uma brisa suave. Não sei nem explicar a sensação, só sei que é incrível. Por isso digo que, de todas as músicas temas que algum dia possam ser escolhidas, o tema de Alissa é o mais especial, por ter quase que uma ligação direta com sua alma.
    Tristesse é uma música que, quando a escuto, penso demais nas dores, mas ao mesmo tempo em uma felicidade. É como se fosse uma dor, mas ao mesmo tempo fosse feliz. Exatamente o que Chopin queria, a nostalgia ao lembrar-se de sua antiga terra, a Polônia. Descobri o motivo da composição enquanto assistia um anime e achei a informação muito legal. Voltando então ao significado, diria que Alissa é alguém que vive constantemente em um estado assim. Mesmo que não seja o sentido do compositor, Tristesse me lembra muito a natureza do amor que Alissa é capaz de sentir. Algo como uma doação de si própria, mas ao mesmo tempo sofredora, porque muitas vezes pode não ser correspondido. Essa música é, então, uma caracterização do amor que ela sente por Seth. Algo calmo, que não quer nada em troca, apenas amar.
    Esse é o maior motivo de eu tê-la escolhido para a Alissa.

    Fazendo um parênteses, a primeira vez que a escutei foi no anime La Corda D'Oro Primo Passo. Esse é o motivo de eu ter escolhido exatamente esse vídeo, pois faz parte da trilha sonora do anime. Tocada ao piano, que é o original já que Chopin era pianista, não combinaria tanto assim com Alissa, já que tudo o que eu acho que não combina com ela é um piano. Violinos são mais fortes, parece que eles gritam mais... Sei lá. Opinião pessoal.