quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Músicas tema #1: Alissa

Tecnicamente estou começando aqui uma nova seção para postar as "músicas tema" dos personagens. Não vai ser uma seção regular, já que raramente encontro algo e o primeiro livro nem tem tantos personagens assim, no entanto vou tentar fazer sempre que possível. 
   Quando fico andando por aí, ouvindo música (melhor coisa do mundo, NUNCA estou sem fone de ouvido), várias vezes começo a pensar: "Nossa! Essa música me lembra tal personagem!". Então eu olho a letra e confiro se o significado bate. Muitas vezes não bate, outras, bate até demais. A melhor história que já criei na minha vida, que aliás está bem longe de ser escrita porque trato-a com tamanha perfeição que nem tenho coragem de por no papel, surgiu enquanto eu ouvia uma música em específico. Era japonesa, não lembro qual era o significado, sei que infelizmente não batia, mas... Mesmo assim é praticamente o tema da história até hoje e me faz criar os detalhes e tudo com bastante calma, cautela, cuidado, amor, carinho e dedicação. *-* De qualquer maneira, eu aconselho a qualquer escritor com falta de criatividade escutar músicas e ficar divagando. Sempre me ajuda. (Apesar de que acredito que a maioria já faça isso XD)


Tristesse (Etude in E major)
Chopin




Essa música que escolhi como tema da Alissa é especial. Não digo isto apenas pela beleza da melodia, mas pelo que ela representa para mim. Sempre que a escuto, mesmo meus sentimentos mais tenebrosos se transformam em calma, uma sensação sem igual que quase sempre me faz chorar. Quando estou triste, ela também é aquela que, quando pego minha flauta e sopro, consigo tirar tudo o que está gritando em meu coração. As notas altas parecem quase um grito mudo quando sopradas com força, em seguida, no entanto, descendo tanto nas notas, quanto na força de soprar, transformando-se em apenas uma brisa suave. Não sei nem explicar a sensação, só sei que é incrível. Por isso digo que, de todas as músicas temas que algum dia possam ser escolhidas, o tema de Alissa é o mais especial, por ter quase que uma ligação direta com sua alma.
    Tristesse é uma música que, quando a escuto, penso demais nas dores, mas ao mesmo tempo em uma felicidade. É como se fosse uma dor, mas ao mesmo tempo fosse feliz. Exatamente o que Chopin queria, a nostalgia ao lembrar-se de sua antiga terra, a Polônia. Descobri o motivo da composição enquanto assistia um anime e achei a informação muito legal. Voltando então ao significado, diria que Alissa é alguém que vive constantemente em um estado assim. Mesmo que não seja o sentido do compositor, Tristesse me lembra muito a natureza do amor que Alissa é capaz de sentir. Algo como uma doação de si própria, mas ao mesmo tempo sofredora, porque muitas vezes pode não ser correspondido. Essa música é, então, uma caracterização do amor que ela sente por Seth. Algo calmo, que não quer nada em troca, apenas amar.
    Esse é o maior motivo de eu tê-la escolhido para a Alissa.

    Fazendo um parênteses, a primeira vez que a escutei foi no anime La Corda D'Oro Primo Passo. Esse é o motivo de eu ter escolhido exatamente esse vídeo, pois faz parte da trilha sonora do anime. Tocada ao piano, que é o original já que Chopin era pianista, não combinaria tanto assim com Alissa, já que tudo o que eu acho que não combina com ela é um piano. Violinos são mais fortes, parece que eles gritam mais... Sei lá. Opinião pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário